26 de mar 2025
Gleisi Hoffmann relança Crédito do Trabalhador e se distancia de Lula após críticas
Gleisi Hoffmann lança novo vídeo sobre o Crédito do Trabalhador, evitando promoção pessoal de Lula após críticas do partido Novo.
(Foto: Reprodução/Instagram/@gleisihoffmann)
Ouvir a notícia:
Gleisi Hoffmann relança Crédito do Trabalhador e se distancia de Lula após críticas
Ouvir a notícia
Gleisi Hoffmann relança Crédito do Trabalhador e se distancia de Lula após críticas - Gleisi Hoffmann relança Crédito do Trabalhador e se distancia de Lula após críticas
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou na terça-feira (25) o Crédito do Trabalhador, uma linha de crédito consignado que utiliza recursos do FGTS como garantia. Em um novo vídeo nas redes sociais, a ministra evitou vincular o programa diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após uma representação do partido Novo ao TCU (Tribunal de Contas da União), que alegou violação do princípio da impessoalidade da administração pública.
No vídeo, Gleisi destacou que o programa já teve um impacto significativo, com mais de 52 milhões de simulações e 6 milhões de propostas registradas desde seu lançamento na sexta-feira (23). Ela enfatizou que a operação foi viabilizada pela autorização do uso do FGTS como garantia, afirmando: “Essa novidade só está acontecendo porque o governo do presidente Lula autorizou usar o FGTS como garantia do Crédito do Trabalhador.”
Na versão anterior do vídeo, a ministra havia se referido ao programa como “empréstimo do Lula” e sugerido seu uso para quem enfrenta dificuldades financeiras, dizendo: “Apertou o orçamento? O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula.” Em entrevista ao jornal O Globo, Gleisi explicou a exclusão do vídeo, afirmando que a decisão foi tomada em resposta a iniciativas jurídicas de partidos de oposição com um claro objetivo político.
A ação do partido Novo ainda está sob análise no TCU, e a ministra optou por evitar qualquer associação direta ao presidente para não complicar a situação. O programa, que visa facilitar o acesso ao crédito para trabalhadores, continua a ser uma prioridade do governo, mesmo em meio a contestações políticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.