07 de abr 2025
Câmara dos Deputados recebe PEC da Segurança com resistência de governadores e mudanças propostas
PEC da Segurança será apresentada ao Congresso nesta terça feira, mas enfrenta resistência de governadores preocupados com autonomia policial.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Câmara dos Deputados recebe PEC da Segurança com resistência de governadores e mudanças propostas
Ouvir a notícia
Câmara dos Deputados recebe PEC da Segurança com resistência de governadores e mudanças propostas - Câmara dos Deputados recebe PEC da Segurança com resistência de governadores e mudanças propostas
O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, que visa aumentar os poderes da União na segurança pública, será apresentada ao Congresso nesta terça-feira, 8 de agosto. A proposta, que inclui a criação de um fundo para financiar atividades de segurança, enfrenta resistência de governadores preocupados com a autonomia das polícias estaduais.
Durante uma palestra na Associação Comercial de São Paulo, Motta afirmou que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, entregará a PEC aos líderes partidários e que o texto poderá passar por alterações para facilitar sua aprovação. Ele mencionou que a proposta deve ser discutida em uma reunião com Lewandowski e a secretária de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
A PEC propõe a constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e atribui ao governo federal a responsabilidade de elaborar políticas de segurança pública. Além disso, a proposta amplia as competências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que passará a ser chamada de Polícia Viária Federal. Para atrair apoio, as Guardas Civis Municipais também receberão novas atribuições.
Apesar dos esforços do governo, a expectativa é que a PEC não seja prioridade na agenda legislativa, devido à resistência de governadores e à composição conservadora do Congresso. A articulação política será crucial para evitar que a proposta se torne um "Frankenstein", com emendas indesejadas que possam comprometer a iniciativa original.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.