09 de abr 2025
Assembleia Legislativa do Rio aprova programa Ônibus Seguro para reforçar segurança no transporte público
Aprovado o programa Ônibus Seguro na Alerj, que permitirá a contratação de policiais e guardas em coletivos para combater assaltos.
Projeto de lei aprova criação do programa Ônibus Seguro, para contratação de policiais de folga para fazerem segurança dentro de coletivos no Rio (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Assembleia Legislativa do Rio aprova programa Ônibus Seguro para reforçar segurança no transporte público
Ouvir a notícia
Assembleia Legislativa do Rio aprova programa Ônibus Seguro para reforçar segurança no transporte público - Assembleia Legislativa do Rio aprova programa Ônibus Seguro para reforçar segurança no transporte público
Foi aprovado em segunda discussão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei que institui o programa Ônibus Seguro. O programa permitirá a contratação de policiais civis e militares, além de guardas municipais, para atuar em coletivos durante suas folgas, com o objetivo de reduzir os assaltos.
A implementação ocorrerá por meio de um convênio entre o governo estadual, as prefeituras da Região Metropolitana e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), atualmente chamada de Semove. A contratação dos agentes será feita pelo regime adicional de serviço (RAS). O texto agora aguarda a sanção do governador Cláudio Castro.
O deputado estadual Luiz Paulo, um dos autores do projeto, destacou que a presença de agentes de segurança nos ônibus pode inibir a ação de criminosos. Ele mencionou que a definição das áreas de atuação dos agentes levará em conta a mancha criminal, priorizando locais com maior fluxo, como a Avenida Brasil, especialmente para coletivos da Zona Oeste e da Baixada Fluminense.
Além de Luiz Paulo, os deputados Alexandre Knoploch e Lucinha também são coautores da proposta. O projeto visa replicar a estratégia do programa Segurança Presente, que já atua em diversas áreas da cidade, buscando aumentar a sensação de segurança no transporte público.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.