11 de abr 2025
Lula gera polêmica ao se referir à diretora do FMI como ‘mulherzinha’ durante discurso
Lula gera polêmica ao chamar diretora do FMI de "mulherzinha" e mercados reagem com queda do Ibovespa e alta do dólar. A guerra comercial é o foco.
Donald Trump - 4 de agosto de 2025 (Foto: SAUL LOEB/AFP)
Ouvir a notícia:
Lula gera polêmica ao se referir à diretora do FMI como ‘mulherzinha’ durante discurso
Ouvir a notícia
Lula gera polêmica ao se referir à diretora do FMI como ‘mulherzinha’ durante discurso - Lula gera polêmica ao se referir à diretora do FMI como ‘mulherzinha’ durante discurso
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, gerou polêmica ao se referir à diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, como "mulherzinha" durante um discurso em São Paulo. Lula criticou as previsões do FMI, que estimaram um crescimento do PIB brasileiro de apenas 0,8% para 2023, ressaltando que o Brasil cresceu 3,2% no final do ano.
Nos mercados financeiros, a reação foi negativa, com o Ibovespa apresentando uma queda significativa e o dólar comercial subindo. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a Europa continua a ser uma preocupação central para os investidores. O presidente americano, Donald Trump, reconheceu que sua política comercial pode ter um "custo de transição", mas acredita que o resultado final será positivo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que Lula pediu cautela em relação às tarifas de importação, em meio a um cenário de incertezas econômicas. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ameaçou taxar as grandes empresas de tecnologia americanas se as negociações com Trump não avançarem para resolver a guerra tarifária.
Em uma entrevista, o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria, discutiu as implicações econômicas das recentes declarações e ações do governo. O programa VEJA Mercado, que aborda temas econômicos, é transmitido ao vivo em várias plataformas digitais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.