14 de abr 2025
Moraes intensifica articulações políticas em meio à pressão por anistia aos golpistas de 8 de Janeiro
Ministro Alexandre de Moraes busca apoio político em meio à pressão por anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro.
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Moraes intensifica articulações políticas em meio à pressão por anistia aos golpistas de 8 de Janeiro
Ouvir a notícia
Moraes intensifica articulações políticas em meio à pressão por anistia aos golpistas de 8 de Janeiro - Moraes intensifica articulações políticas em meio à pressão por anistia aos golpistas de 8 de Janeiro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intensificou sua articulação política em resposta à pressão de bolsonaristas após os ataques de 8 de Janeiro. Moraes tem realizado jantares com líderes do Congresso e tomado decisões que sugerem uma possível mudança nas punições aos envolvidos nos ataques.
Recentemente, Moraes promoveu um jantar em seu apartamento em Brasília, reunindo a cúpula dos Três Poderes e figuras como os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta. O evento homenageou o senador Rodrigo Pacheco, que resistiu a tentativas de impeachment contra Moraes. A presença do ministro em uma cerimônia no Congresso, onde foi assediado por parlamentares, também demonstra sua busca por apoio político.
Além de se aproximar de parlamentares, Moraes tem buscado manter o respaldo dentro do STF. Apesar de algumas divergências em casos relacionados aos ataques, ele conta com o apoio de seus colegas, evidenciado por decisões unânimes da Primeira Turma. Recentemente, o ministro reduziu a pena de uma mulher envolvida nos atos golpistas, o que foi interpretado como uma tentativa de suavizar críticas sobre as punições.
Moraes, que será vice-presidente do STF a partir de setembro, já demonstrou habilidade política em situações anteriores, como a resistência ao projeto de voto impresso e a pressão sobre a plataforma X, que resultou em um pedido de impeachment contra ele. Essas ações refletem sua estratégia de se manter relevante e respaldado em meio a um cenário político conturbado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.