26 de abr 2025
Ministro das Relações Exteriores do Chile destaca avanços na relação com o Brasil
Ministro Alberto van Klaveren destaca em visita ao Brasil a necessidade de diversificar comércio e enfrentar a guerra arancelária.
Alberto Van Klaveren, canciller chileno, em Brasília, no dia 23 de abril de 2025. (Foto: Marcelo Segura - Presidência de Chile)
Ouvir a notícia:
Ministro das Relações Exteriores do Chile destaca avanços na relação com o Brasil
Ouvir a notícia
Ministro das Relações Exteriores do Chile destaca avanços na relação com o Brasil - Ministro das Relações Exteriores do Chile destaca avanços na relação com o Brasil
Durante uma visita de Estado ao Brasil, o ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren, enfatizou a necessidade de diversificar o comércio entre os dois países e enfrentar a atual guerra arancelária. O encontro ocorreu em um momento crítico para o sistema multilateral de comércio, que enfrenta desafios significativos.
A visita, que marca a celebração do Dia da Amizade Chileno-Brasileira, é a quarta do presidente Gabriel Boric ao Brasil. Van Klaveren destacou que o Chile busca aumentar suas trocas comerciais com o Brasil, seu terceiro maior parceiro comercial. Ele também mencionou a importância de um diálogo sobre como os dois países podem lidar com a guerra comercial em curso, que não beneficia nem o Chile nem o Brasil.
O ministro observou que, apesar das diferenças nas legislações comerciais, ambos os países compartilham um consenso sobre a necessidade de preservar o sistema comercial multilateral e a relevância da Organização Mundial do Comércio (OMC). "Queremos evitar que a crise se espalhe e afete países que não estão envolvidos na guerra comercial," afirmou.
Além disso, a visita abordou questões como o projeto do Observatório Astronômico Nacional da China no Chile e as relações com a Venezuela. Van Klaveren confirmou que o governo chileno está revisando o acordo relacionado ao observatório, que foi negociado sem a devida consulta ao Estado. Ele ressaltou que o Chile está aberto a discutir a participação da China em projetos de observação astronômica, desde que sejam seguidos os trâmites adequados.
Em relação à Venezuela, o ministro foi claro ao afirmar que não há perspectivas de restabelecer relações diplomáticas enquanto Nicolás Maduro estiver no poder. "Confiamos em estabelecer algum tipo de relação consular através de um terceiro país," disse, referindo-se à dificuldade de acesso a informações sobre os cerca de setecentos mil venezuelanos que vivem no Chile.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.