28 de abr 2025
ANM leva até 1.400 dias para analisar pedidos de exploração mineral no Amazonas
ANM enfrenta críticas por atrasos de até 1.400 dias na análise de pedidos de mineração no Amazonas, comprometendo políticas públicas e investimentos.
Sede da Agência Nacional de Mineração (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
ANM leva até 1.400 dias para analisar pedidos de exploração mineral no Amazonas
Ouvir a notícia
ANM leva até 1.400 dias para analisar pedidos de exploração mineral no Amazonas - ANM leva até 1.400 dias para analisar pedidos de exploração mineral no Amazonas
A Agência Nacional de Mineração (ANM) enfrenta críticas por sua lentidão na análise de pedidos de exploração minerária no Amazonas. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que a ANM leva até 1.400 dias, quase quatro anos, para concluir esses processos.
A auditoria, realizada em 2023, revelou que 44% dos pedidos analisados não apresentavam a Declaração de Investimento em Pesquisa Mineral (Dipem). A falta dessa documentação compromete o planejamento de políticas públicas e a criação de um banco de dados sobre investimentos na área mineral.
A CGU destaca que a morosidade e a irregularidade na entrega da Dipem dificultam o cumprimento da missão da ANM, que é promover o uso racional dos recursos minerais. O relatório enfatiza que essa situação prejudica a geração de riquezas e o bem-estar da sociedade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.