01 de mai 2025
Kassab defende voto distrital misto para melhorar qualidade do Legislativo brasileiro
Kassab defende urgência do voto distrital misto para melhorar a representação política e aumentar a transparência na destinação de emendas.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, durante a gravação do programa Amarelas On Air, de Veja (Foto: Kaio Lakaio/VEJA)
Ouvir a notícia:
Kassab defende voto distrital misto para melhorar qualidade do Legislativo brasileiro
Ouvir a notícia
Kassab defende voto distrital misto para melhorar qualidade do Legislativo brasileiro - Kassab defende voto distrital misto para melhorar qualidade do Legislativo brasileiro
O presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, defendeu a urgência da implementação do voto distrital misto no Brasil durante uma palestra no Insper, em São Paulo, na última terça-feira, 29. Kassab argumentou que essa proposta pode melhorar a qualidade da representação política e aumentar a fiscalização do uso de recursos públicos.
Atualmente, o projeto de lei 86/2017, que visa alterar o Código Eleitoral para instituir o voto distrital misto, está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Kassab acredita que o modelo pode afastar "outsiders" da política, exigindo que candidatos prestem contas aos eleitores em seus distritos. Ele explicou que, no sistema proposto, o eleitor escolheria um candidato local, e as vagas seriam preenchidas primeiro pelos eleitos nos distritos e, posteriormente, por candidatos das legendas mais votadas.
Proposta de Redução de Partidos
Kassab também destacou a necessidade de reduzir o número de partidos políticos no Brasil. Ele sugeriu a proibição de coligações nas eleições majoritárias, que já é uma prática barrada nas disputas proporcionais desde 2020. Para ele, essa medida ajudaria a consolidar as legendas e a melhorar a representatividade no Legislativo.
O presidente do PSD mencionou que, atualmente, existem 22 partidos habilitados, mas apenas cerca de 11 ou 12 têm presença nacional significativa. Ele acredita que o Brasil deve caminhar para um cenário com no máximo cinco partidos, o que, segundo ele, é positivo para a qualidade da representação política.
Kassab finalizou sua fala ressaltando que a implementação do voto distrital misto e a redução do número de partidos podem ser passos fundamentais para reverter a péssima qualidade das representações no Legislativo, seja em nível municipal, estadual ou federal.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.