02 de mai 2025
Célia Leão é impedida de voar com almofada ortopédica e gera protesto por direitos
Célia Leão, ex deputada e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, foi impedida de embarcar em voo da GOL por usar almofada ortopédica.
Celia Leão foi impedida de voar com sua almofada ortopédica, nesta quinta (1) (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Célia Leão é impedida de voar com almofada ortopédica e gera protesto por direitos
Ouvir a notícia
Célia Leão é impedida de voar com almofada ortopédica e gera protesto por direitos - Célia Leão é impedida de voar com almofada ortopédica e gera protesto por direitos
Célia Leão, ex-deputada e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, foi impedida de embarcar em um voo da GOL de Buenos Aires para Guarulhos nesta quinta-feira (1). O motivo foi sua almofada ortopédica, essencial para sua mobilidade como cadeirante. A companhia alegou questões de segurança, mesmo após Célia ter utilizado a mesma almofada em um voo anterior.
Célia já estava sentada no avião quando funcionários da GOL solicitaram que ela removesse a almofada. O incidente causou um atraso de 40 minutos na decolagem, e ela e seu marido foram obrigados a deixar o voo, enquanto sua filha seguiu viagem por motivos profissionais. Em um vídeo gravado dentro do avião, Célia expressou sua indignação: "Estou tentando sair de Buenos Aires para São Paulo e fui impedida pela empresa por estar usando minha almofada Roho."
Após o ocorrido, Célia e seu marido se hospedaram em um hotel, com despesas cobertas pela GOL. Eles trocaram e-mails com a companhia, com o apoio de uma médica e um advogado, para conseguir a autorização para o uso da almofada. Essa autorização foi finalmente concedida na sexta-feira (2), permitindo que eles embarcassem às 18h20, com chegada prevista em Guarulhos às 21h, mais de 28 horas após o horário original.
Célia Leão, que ficou paraplégica aos 19 anos após um acidente, tem uma longa trajetória na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. "Isso é inaceitável, não é só por causa de mim, estou falando por milhares de pessoas com deficiência," afirmou. Ela já foi deputada estadual por sete mandatos e ocupou cargos importantes, como o de secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.