04 de mai 2025
Trump questiona respeito à Constituição e minimiza possibilidade de terceiro mandato
Trump questiona respeito à Constituição e minimiza chance de terceiro mandato em entrevista. Ele também fala sobre Canadá e Groenlândia.
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Mike Stewart/ AP Photo)
Ouvir a notícia:
Trump questiona respeito à Constituição e minimiza possibilidade de terceiro mandato
Ouvir a notícia
Trump questiona respeito à Constituição e minimiza possibilidade de terceiro mandato - Trump questiona respeito à Constituição e minimiza possibilidade de terceiro mandato
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, afirmou em entrevista ao programa “Meet The Press” que não sabe se deve respeitar a Constituição do país. Ele também minimizou a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato, que é proibido por lei. Durante a conversa, Trump declarou que a força militar para tornar o Canadá o 51º estado é "altamente improvável".
Trump foi questionado sobre o devido processo legal para não cidadãos americanos, conforme estipulado pela Constituição. Ele respondeu de forma evasiva: “Não sou advogado. Não sei.” O ex-presidente já enfrentou críticas por suas políticas de deportação em massa, que, segundo opositores, violam direitos constitucionais. Um caso emblemático é o de Kilmar Abrego Garcia, deportado por engano para El Salvador.
O ex-presidente mencionou que advogados estão seguindo as diretrizes da Suprema Corte sobre deportações, mas expressou frustração com o sistema judicial. Ele disse que pretende ter um “grande mandato” e entregar o cargo a um republicano, citando J.D. Vance e Marco Rubio como possíveis sucessores.
Trump, que já havia insinuado a possibilidade de um terceiro mandato, tem promovido produtos com a inscrição “Trump 2028” em sua loja virtual. A Constituição dos EUA limita a dois mandatos presidenciais desde 1947. Em relação ao Canadá, ele reafirmou que não vê a necessidade de ação militar, mas deixou em aberto a possibilidade de ações em relação à Groenlândia, afirmando que “precisamos disso para a segurança nacional e internacional.”
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.