06 de mai 2025
Câmara cancela audiência sobre asilo diplomático a ex-primeira-dama do Peru
Audiência sobre asilo a Nadine Heredia é cancelada sem explicações; pauta agora é sobre patrimônio polonês no Brasil.
Ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Ouvir a notícia:
Câmara cancela audiência sobre asilo diplomático a ex-primeira-dama do Peru
Ouvir a notícia
Câmara cancela audiência sobre asilo diplomático a ex-primeira-dama do Peru - Câmara cancela audiência sobre asilo diplomático a ex-primeira-dama do Peru
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que ocorreria nesta terça-feira, seis de maio. A reunião abordaria a concessão de asilo diplomático a Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru, condenada por corrupção.
Até o momento, não houve justificativa oficial para o cancelamento. A pauta da audiência foi alterada para discutir a "comunidade polonesa e seu patrimônio histórico no Brasil". A convocação de Mauro Vieira foi aprovada em abril, após solicitação do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que considerou a concessão de asilo a uma pessoa condenada por corrupção um "erro diplomático".
Nadine Heredia e Ollanta Humala, ex-presidente do Peru, foram condenados a quinze anos de prisão por lavagem de dinheiro, recebendo contribuições ilegais da construtora Odebrecht e do governo venezuelano. Após a condenação, Humala foi preso, enquanto Heredia recebeu asilo no Brasil, chegando ao país em um voo da Força Aérea Brasileira.
Em entrevista, Mauro Vieira afirmou que a concessão do asilo foi baseada em questões humanitárias, considerando que Heredia alega ser vítima de perseguição política e judicial. Ele destacou que a decisão se fundamentou na Convenção de Caracas e na legislação brasileira.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.