07 de mai 2025
Lula nomeia advogado indicado por Hugo Motta para o TRE da Paraíba e busca articulação política
Lula nomeia novo juiz do TRE PB em movimento para estreitar laços com o Congresso após demissão de Carlos Lupi, gerando tensões no PT.
Presidente Lula e Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados. (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Lula nomeia advogado indicado por Hugo Motta para o TRE da Paraíba e busca articulação política
Ouvir a notícia
Lula nomeia advogado indicado por Hugo Motta para o TRE da Paraíba e busca articulação política - Lula nomeia advogado indicado por Hugo Motta para o TRE da Paraíba e busca articulação política
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou Rodrigo Clemente de Brito Pereira como novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) nesta quarta-feira, dia 7. A indicação atende a um pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ocorre em um momento de busca por aproximação com o Congresso.
Rodrigo Clemente foi o mais votado na lista tríplice, recebendo dezoito votos. A escolha contraria a preferência do Partido dos Trabalhadores (PT), que apoiava o advogado Miguel de Farias Cascudo. Além da nomeação para o TRE-PB, Lula também designou juízes para tribunais regionais eleitorais em outros sete estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Piauí.
Relações com o Congresso
A decisão de Lula é parte de uma estratégia para melhorar a articulação política do governo, especialmente após a demissão do ministro Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social. A saída de Lupi gerou descontentamento entre aliados históricos, como o PDT. A nomeação de Clemente é vista como um aceno para recompor a base aliada.
Rodrigo Clemente é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e já atuou como procurador-geral adjunto da prefeitura de João Pessoa e consultor legislativo da Assembleia Legislativa da Paraíba. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e é assinada pelo presidente Lula e pelo ministro da Justiça em exercício, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Lula ainda não decidiu sobre as duas vagas em aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), cujas listas tríplices foram enviadas ao Planalto em outubro do ano passado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.