13 de mai 2025
Hasan Piker denuncia detenção em aeroporto dos EUA por suas opiniões políticas
Hasan Piker denuncia detenção em Chicago por suas opiniões políticas, enquanto autoridades afirmam que foi uma inspeção rotineira.
Hasan Piker é uma voz proeminente a favor da Palestina nas redes sociais (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
Hasan Piker denuncia detenção em aeroporto dos EUA por suas opiniões políticas
Ouvir a notícia
Hasan Piker denuncia detenção em aeroporto dos EUA por suas opiniões políticas - Hasan Piker denuncia detenção em aeroporto dos EUA por suas opiniões políticas
Hasan Piker, influenciador e streamer com mais de seis milhões de seguidores, foi detido por horas ao retornar a Chicago, após uma viagem à França. Ele alega que a inspeção foi motivada por suas opiniões políticas, especialmente seu apoio à causa palestina e críticas ao governo dos EUA.
Durante a detenção, Piker afirmou que foi questionado sobre suas visões sobre o Oriente Médio e sobre Donald Trump. Ele acredita que a ação foi uma tentativa do governo de silenciar vozes críticas. No entanto, autoridades negaram que ele tenha sido alvo por suas crenças, classificando a inspeção como "rotineira e legal".
"É muito óbvio que eles sabiam exatamente quem eu era," disse Piker em suas redes sociais, descrevendo a conversa como cordial, mas estranha. A oficial do governo, Tricia McLaughlin, acusou Piker de "mentir para ganhar likes," afirmando que a inspeção poderia ter acontecido com qualquer viajante.
A Customs and Border Protection (CBP) reiterou que seus agentes seguem a lei e não agendas, afirmando que Piker foi liberado assim que a inspeção foi concluída. O streamer questionou por que foi interrogado sobre temas como Trump, Israel e sua proibição de Twitch.
Piker também criticou o governo por criar um "ambiente de medo" para silenciar críticos. Sua detenção ocorre em meio a um aumento de ações contra manifestantes pró-Palestina nos EUA, como o caso de estudantes que foram detidos após expressarem suas opiniões. O governo dos EUA reafirmou seu compromisso com a aplicação das leis de imigração, prometendo agir rapidamente contra aqueles que possam representar riscos à política externa do país.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.