Política

Ubiratan Sanderson propõe sustar norma da AGU sobre papel da primeira-dama em eventos oficiais

Deputado propõe sustar norma da AGU que legitima a participação da primeira dama em eventos oficiais, alegando falta de base legal.

Orientação da Advocacia Geral da União (AGU) é para divulgação de gastos e agenda da primeira-dama (Foto: Cláudio Kbene/Divulgação)

Orientação da Advocacia Geral da União (AGU) é para divulgação de gastos e agenda da primeira-dama (Foto: Cláudio Kbene/Divulgação)

Ouvir a notícia

Ubiratan Sanderson propõe sustar norma da AGU sobre papel da primeira-dama em eventos oficiais - Ubiratan Sanderson propõe sustar norma da AGU sobre papel da primeira-dama em eventos oficiais

0:000:00

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo para sustar a orientação normativa da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a participação da primeira-dama, Rosangela da Silva, em eventos oficiais. O parlamentar argumenta que a norma confere respaldo jurídico à atuação da cônjuge do presidente sem previsão legal, o que, segundo ele, fere o devido processo legislativo.

Sanderson afirma que a norma da AGU, publicada em abril, permite o uso de recursos públicos e estrutura institucional para a primeira-dama, criando uma função pública sem a devida legislação. Ele classifica a função de primeira-dama como institucional informal, sem deliberação do Poder Legislativo.

A AGU defende que a atuação da primeira-dama possui natureza jurídica própria, decorrente do vínculo civil com o presidente. A orientação normativa visa garantir boas práticas administrativas, como a prestação de contas sobre deslocamentos e uso de recursos públicos. O governo argumenta que a primeira-dama exerce um papel representativo em diversas áreas, incluindo social e diplomática.

A proposta de Sanderson busca reverter essa orientação, que, segundo ele, extrapola os limites do poder regulamentar estabelecido na Constituição. A discussão sobre a função da primeira-dama e sua participação em eventos oficiais continua a gerar polêmica no cenário político.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela