17 de mai 2025
Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro e envolvidos em atos de janeiro de 2023
Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro e apoiadores dos atos de 8 de janeiro, visando pacificação, se eleito em 2026.
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participa de ato pela anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)
Ouvir a notícia:
Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro e envolvidos em atos de janeiro de 2023
Ouvir a notícia
Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro e envolvidos em atos de janeiro de 2023 - Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro e envolvidos em atos de janeiro de 2023
O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou que pretende conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, caso seja eleito em 2026. A declaração foi feita durante uma entrevista à Globonews, enquanto Caiado participa da Brazil Week em Nova York.
Caiado afirmou: “Vou anistiar e começar uma nova história no Brasil.” Ele destacou que, ao assumir a presidência, pretende resolver a questão da anistia e focar na pacificação do país. A proposta de anistia é apoiada por setores do bolsonarismo, que organizam manifestações em defesa dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos antidemocráticos que resultaram na invasão da sede dos Três Poderes em Brasília.
Proposta de Anistia
Aliados de Caiado falam em uma “anistia completa”, que incluiria não apenas Bolsonaro, mas também militares e políticos envolvidos nos eventos de janeiro. No Congresso Nacional, um projeto de lei sobre a atenuação das penas dos presos pelos atos está em elaboração, enquanto o texto original da anistia enfrenta dificuldades para avançar.
Caiado, que foi o primeiro governador a defender a anistia em fevereiro de 2024, considera que o debate sobre o tema já se prolongou demais e que é hora de o Brasil sair da crise. Desde o lançamento de sua pré-candidatura em abril, ele tem buscado apoio entre os bolsonaristas e participado de atos em favor da anistia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.