23 de mai 2025
Câmara do Rio suspende projeto de armamento da guarda municipal após emenda coletiva
Câmara do Rio suspende projeto de armamento da guarda municipal após emendas de vereadores. Prefeito ironiza a 'frente ampla' que se opõe.
Discussão sobre o armamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro foi adiada. (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Câmara do Rio suspende projeto de armamento da guarda municipal após emenda coletiva
Ouvir a notícia
Câmara do Rio suspende projeto de armamento da guarda municipal após emenda coletiva - Câmara do Rio suspende projeto de armamento da guarda municipal após emenda coletiva
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro suspendeu a análise do projeto que visa armar a guarda municipal nesta quinta-feira, 22. A proposta, uma das prioridades do prefeito Eduardo Paes (PSD), busca regulamentar o uso de armamentos pesados e renomear a corporação para Força de Segurança Armada (FSA).
A suspensão ocorreu após a formação de uma 'frente ampla' de vereadores de diversos partidos, incluindo PL, PT, União Brasil, PP, Novo, MDB e PSOL. O grupo, com 17 integrantes, apresentou emendas que exigem, entre outras coisas, exames psicológicos periódicos para os guardas. A proposta agora terá que passar por sete comissões antes de retornar ao plenário, com cada colegiado tendo até 14 dias para análise.
Entre as emendas, destaca-se a mudança do nome da corporação para Guarda Municipal Armada (GMA), em vez de FSA, como deseja Paes. Os vereadores também expressaram preocupações sobre a contratação temporária de agentes e o armazenamento das armas da corporação.
Após a suspensão, o prefeito ironizou a atuação da 'frente ampla', afirmando que a emenda apenas adiará a aprovação do projeto. Em suas redes sociais, Paes comentou que a união de partidos contrários ao armamento da guarda é "engraçada" e que sua base continua forte.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.