23 de mai 2025
CNI critica rapidez da MP do setor elétrico e aponta riscos para a economia brasileira
CNI critica tramitação acelerada da Medida Provisória de Lula sobre setor elétrico, alertando para riscos à inflação e investimentos.
Para o setor produtivo, o governo precisa incentivar o consumo de energia limpa e enxergar as diferenças entre o que é política social e política energética. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
CNI critica rapidez da MP do setor elétrico e aponta riscos para a economia brasileira
Ouvir a notícia
CNI critica rapidez da MP do setor elétrico e aponta riscos para a economia brasileira - CNI critica rapidez da MP do setor elétrico e aponta riscos para a economia brasileira
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, manifestou surpresa e preocupação com a rápida tramitação da Medida Provisória do governo Lula sobre o setor elétrico. O governo enviou o texto ao Parlamento sem consultar o setor produtivo, que esperava ter a oportunidade de debater e sugerir alterações.
Alban alertou que a proposta pode ter efeitos negativos sobre a inflação, desestimular investimentos privados e reduzir postos de trabalho. Ele enfatizou que, apesar das boas intenções do governo, iniciativas desse tipo podem prejudicar a reindustrialização do Brasil. O presidente da CNI destacou a necessidade de incentivar o consumo de energia limpa e de distinguir entre políticas sociais e energéticas.
O setor industrial está preparando um estudo técnico que será apresentado em breve, com o objetivo de destacar os pontos negativos da Medida Provisória e oferecer sugestões construtivas. Alban expressou confiança na capacidade do Executivo e do Legislativo de debater o conteúdo da proposta de forma mais aprofundada.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.