Política

Trump ameaça cortar verbas federais de Califórnia por apoio a atletas trans em competições

Trump ameaça cortar fundos federais da Califórnia se o estado não seguir sua ordem contra atletas trans em competições femininas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Trump ameaça cortar verbas federais de Califórnia por apoio a atletas trans em competições - Trump ameaça cortar verbas federais de Califórnia por apoio a atletas trans em competições

0:000:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar permanentemente os fundos federais da Califórnia caso o estado não cumpra sua ordem executiva que proíbe a participação de atletas trans mulheres em competições femininas. A advertência foi feita em uma postagem na rede social Truth Social, onde Trump mencionou um atleta trans específico, que ele considera "praticamente imbatível".

Trump afirmou que irá ordenar às autoridades locais que impeçam a participação do atleta nas finais estaduais. Ele planeja discutir a questão com o governador da Califórnia, Gavin Newsom, em uma conversa agendada para esta terça-feira. O atleta em questão é um estudante do ensino médio que compete em atletismo feminino e tem recebido atenção da mídia.

A ameaça de Trump é significativa, pois a Califórnia, a quarta maior economia do mundo, depende de mais de um terço de seu orçamento de fundos federais. O orçamento do estado para 2025-2026 inclui mais de R$ 170 bilhões em recursos federais. A postura de Trump reflete sua disposição em cancelar bilhões de dólares em financiamentos para universidades e cidades que não concordam com suas políticas.

Newsom, que é visto como um potencial candidato à presidência em 2028, criticou várias políticas de Trump, incluindo questões de tarifas e imigração. Em abril, ele minimizou a controvérsia sobre atletas trans, afirmando que o tema foi "armazenado pela direita" para ganhar mais atenção do que realmente merece. Contudo, em março, ele reconheceu que a participação de atletas trans em competições femininas pode ser "profundamente injusta". A equipe de Newsom não comentou imediatamente sobre a ameaça de Trump.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela