02 de jul 2025

Lula atribui queda no desempenho universitário a cortes de Temer e Bolsonaro
Lula propõe orçamento fixo para universidades e critica cortes anteriores que prejudicaram o desempenho acadêmico no exterior.

Lula, Bolsonaro e Temer (Foto: Montagem)
Ouvir a notícia:
Lula atribui queda no desempenho universitário a cortes de Temer e Bolsonaro
Ouvir a notícia
Lula atribui queda no desempenho universitário a cortes de Temer e Bolsonaro - Lula atribui queda no desempenho universitário a cortes de Temer e Bolsonaro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) pela queda no desempenho das universidades brasileiras em rankings internacionais. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, Lula afirmou que a deterioração da educação superior é consequência da falta de investimentos durante as gestões anteriores. Ele destacou que 46 das 53 universidades brasileiras analisadas pelo Centro para Rankings Universitários Mundiais (CWUR) apresentaram queda.
Lula mencionou que o país passou por um "vendaval" nos últimos anos, referindo-se aos cortes orçamentários que afetaram as instituições de ensino. O presidente criticou a gestão de Bolsonaro, afirmando que ela não apenas destruiu as universidades, mas também não fez nada para apoiá-las. O Ministério da Educação (MEC) está elaborando um projeto de lei que visa estabelecer um orçamento fixo para universidades e institutos federais, com metas de desempenho a serem discutidas com as instituições.
A proposta surge em um contexto de restrições fiscais, onde mais de 90% do orçamento já está comprometido com despesas obrigatórias. A escassez de recursos impacta não apenas as universidades, mas também serviços essenciais, como o INSS e agências reguladoras. Neste ano, o governo já congelou R$ 31,3 bilhões em despesas, representando 14,1% das verbas discricionárias, o que pode aumentar diante do cenário fiscal desafiador. As agências reguladoras, por exemplo, enfrentaram cortes médios de 25% em seus orçamentos, intensificando a crise que já se instalou nos últimos anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.