04 de jul 2025

Vereadores do PSOL acampam sob viaduto para apoiar desalojados em protesto
Vereadores do PSOL acampam para exigir retorno das famílias evacuadas, desafiando laudo da Defesa Civil e enfrentando frio intenso.

Famílias precisaram deixar prédio no Centro depois de incêndio na segunda-feira (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Vereadores do PSOL acampam sob viaduto para apoiar desalojados em protesto
Ouvir a notícia
Vereadores do PSOL acampam sob viaduto para apoiar desalojados em protesto - Vereadores do PSOL acampam sob viaduto para apoiar desalojados em protesto
Vereadores do PSOL acampam sob o Viaduto Nove de Julho, em São Paulo, para pressionar a prefeitura a permitir o retorno de famílias que foram evacuadas de um prédio municipal após um incêndio. O incidente ocorreu na segunda-feira, dia 30, e, segundo relatos, foi controlado pelos próprios moradores.
A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ofereceu acolhimento em um hotel social, mas as 26 famílias que viviam no local recusaram a proposta. Com a chegada de uma onda de frio, os vereadores buscam uma solução imediata, já que a temperatura pode cair para 9ºC na madrugada deste sábado, dia 5.
Os vereadores alegam que o laudo da Defesa Civil, que interditou o prédio, não é confiável. A vereadora Luana Alvez afirmou que os riscos identificados são pontuais e não estruturais, o que permitiria o retorno das famílias. Ela destaca que a estrutura do prédio permanece intacta e iluminada.
A prefeitura, por sua vez, justifica a interdição com base em problemas de segurança, como a presença de GLP armazenado em local inadequado e fiação exposta. Além do acolhimento, a gestão municipal oferece transporte para trabalho e escola, além de cartões emergenciais de R$ 1.000, que também foram recusados.
Como medidas emergenciais, a prefeitura distribui diariamente refeições e intensificou a Operação Baixas Temperaturas, com a entrega de sopas e cobertores. A Guarda Civil Metropolitana permanece no viaduto para garantir a segurança da área até que as famílias retirem seus pertences.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.