06 de jul 2025

Huck critica Congresso e propõe mudanças na política brasileira
Luciano Huck critica o sistema político brasileiro e destaca a urgência de mudanças em meio a tensões entre o governo Lula e o Congresso.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Huck critica Congresso e propõe mudanças na política brasileira
Ouvir a notícia
Huck critica Congresso e propõe mudanças na política brasileira - Huck critica Congresso e propõe mudanças na política brasileira
Luciano Huck, apresentador e potencial candidato à presidência, criticou o sistema político brasileiro em uma postagem no X (antigo Twitter) neste sábado, 5. Ele resgatou declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) sobre o "presidencialismo de coalizão", que, segundo Huck, se transformou em um "presidencialismo de colisão".
Huck destacou um trecho de uma entrevista de FHC no programa Roda Viva, em 1993, onde o ex-presidente descreveu o sistema político como "confuso" devido ao aumento do poder do Congresso. Na ocasião, FHC, que era ministro das Relações Exteriores, afirmou que o regime político brasileiro não era nem presidencialista nem parlamentarista, mas um "congressualismo" que permitia ao Congresso vetar decisões sem aumentar sua responsabilidade.
O apresentador enfatizou que o diagnóstico de FHC, feito há 32 anos, continua relevante. "Quando um diagnóstico pensado há 32 anos... continua atual, é sinal de que falhamos em construir soluções," escreveu Huck. Ele também alertou para a necessidade de resgatar o bom senso e o diálogo, antes que a situação se torne apenas um "presidencialismo de confusão".
Essas declarações ocorrem em um contexto de tensões entre o governo Lula e o Congresso Nacional, especialmente em relação aos decretos sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O Congresso derrubou os decretos, levando o governo a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes suspendeu os decretos e agendou uma audiência de conciliação entre os Poderes para o dia 15. As divergências também geraram embates nas redes sociais, com críticas ao Congresso por parte de membros do governo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.