16 de fev 2025
Marco Rubio afirma em Israel que o Hamas deve ser eliminado em estratégia conjunta com Netanyahu
O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e Marco Rubio discutiram a eliminação do Hamas. A visita de Rubio inclui a proposta de Donald Trump para ocupar Gaza, transferindo palestinos. Os EUA enviaram novas remessas de bombas pesadas, reforçando a aliança com Israel. Netanyahu criticou o Irã, considerando o uma ameaça e associando o a grupos terroristas. A visita ocorre após a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante encontro em Jerusalém (Foto: Ohad Zwigenberg / POOL/AFP)
Ouvir a notícia:
Marco Rubio afirma em Israel que o Hamas deve ser eliminado em estratégia conjunta com Netanyahu
Ouvir a notícia
Marco Rubio afirma em Israel que o Hamas deve ser eliminado em estratégia conjunta com Netanyahu - Marco Rubio afirma em Israel que o Hamas deve ser eliminado em estratégia conjunta com Netanyahu
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou neste domingo, 16, que Israel e Estados Unidos compartilham uma estratégia comum em relação a Gaza, após reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Durante a coletiva, Rubio enfatizou que “o Hamas não pode seguir como força militar ou governamental” e que seus membros devem ser eliminados. A visita de Rubio ocorre em meio a um cessar-fogo entre Israel e Hamas e após a libertação de três reféns israelenses em troca de 369 prisioneiros palestinos.
Rubio, que está em Jerusalém como parte de uma missão no Oriente Médio, defendeu a proposta do presidente Donald Trump de ocupar o território palestino e transferir sua população para o Egito e a Jordânia. Netanyahu reafirmou o apoio de Rubio à sua política em Gaza e destacou a importância de combater as ambições nucleares do Irã, que chamou de “ameaça” à região. Ambos concordaram que a agressão iraniana deve ser revertida e que “os aiatolás não devem ter armas nucleares”.
Além disso, o secretário de Estado anunciou a chegada de uma remessa de bombas pesadas dos EUA a Israel, após a administração Trump ter liberado a entrega. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que essa remessa representa um “ativo significativo” para a Força Aérea israelense. A decisão de enviar as bombas foi criticada por líderes de Gaza, que argumentaram que os EUA deveriam enviar ajuda humanitária em vez de armamentos.
A visita de Rubio também inclui encontros com líderes da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Antes da reunião com Netanyahu, Rubio participou de uma missa na Igreja do Santo Sepulcro. Uma coletiva de imprensa está prevista para mais tarde, onde mais detalhes sobre a estratégia conjunta em Gaza e a situação regional devem ser discutidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.