28 de fev 2025
Israel busca prorrogar trégua em Gaza por 42 dias, enquanto Hamas resiste à proposta
Delegação israelense busca estender cessar fogo em Gaza por mais 42 dias. Hamas se opõe e quer avançar para a segunda fase do acordo de paz. Primeira fase do cessar fogo termina no sábado, sem acordo definido. Egito e Catar mediando negociações com apoio dos Estados Unidos. Hamas pede pressão internacional para que Israel aceite a segunda fase.
"Palestinos caminham entre destroços em Khan Younis, sul de Gaza (Foto: REUTERS/Ramadan Abed)"
Ouvir a notícia:
Israel busca prorrogar trégua em Gaza por 42 dias, enquanto Hamas resiste à proposta
Ouvir a notícia
Israel busca prorrogar trégua em Gaza por 42 dias, enquanto Hamas resiste à proposta - Israel busca prorrogar trégua em Gaza por 42 dias, enquanto Hamas resiste à proposta
Uma delegação de Israel está em Cairo para discutir a possível extensão da primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza por mais 42 dias, conforme informaram duas fontes de segurança egípcias nesta sexta-feira. O Hamas, por sua vez, se opõe a essa prorrogação e defende a transição imediata para a segunda fase do acordo, que deveria incluir medidas para um fim permanente do conflito. A primeira fase do cessar-fogo está prevista para encerrar neste sábado, e ainda não há clareza sobre as consequências caso as partes não cheguem a um consenso.
As negociações estão sendo mediadas pelo Egito e Catar, com apoio dos Estados Unidos. Em uma declaração recente, o Hamas solicitou que a comunidade internacional pressione Israel a avançar para a segunda fase do acordo sem atrasos. Autoridades israelenses confirmaram que o país busca estender a fase inicial, na qual o Hamas tem libertado três reféns semanalmente em troca de palestinos detidos por Israel.
As partes envolvidas ainda não definiram o que ocorrerá se não houver um acordo até o término da primeira fase. A situação permanece tensa, com a expectativa de que as negociações possam influenciar o futuro do cessar-fogo e a dinâmica do conflito na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.