Política

Trump autoriza ataques aéreos no Iêmen e emite alerta severo ao Irã

Donald Trump autorizou ataques aéreos em Sanaã, visando os rebeldes Houthis. Ataques resultaram na morte de pelo menos nove civis, segundo autoridades locais. A ofensiva busca proteger a navegação no Mar Vermelho e ativos americanos. Trump emitiu ultimato ao Irã, exigindo fim do apoio aos Houthis. Rebeldes ameaçam navios israelenses, intensificando a tensão regional.

Colunas de fumaça são vistas após ataque americano a Sanaã, capital do Iêmen. Alvo é o grupo rebelde Houthi (Foto: Mohammed Hamoud/Anadolu via Getty Images)

Colunas de fumaça são vistas após ataque americano a Sanaã, capital do Iêmen. Alvo é o grupo rebelde Houthi (Foto: Mohammed Hamoud/Anadolu via Getty Images)

Ouvir a notícia

Trump autoriza ataques aéreos no Iêmen e emite alerta severo ao Irã - Trump autoriza ataques aéreos no Iêmen e emite alerta severo ao Irã

0:000:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou ataques aéreos em Sanaã, capital do Iémen, no último sábado, 15, como parte de uma resposta aos ataques dos rebeldes Houthi, que são apoiados pelo Irã. Trump prometeu usar uma “força letal esmagadora” até que os Houthis cessem os ataques a embarcações no Mar Vermelho, um importante corredor marítimo. Este é o ataque mais significativo desde que Trump iniciou seu segundo mandato.

Em uma postagem na Truth Social, Trump afirmou que os soldados americanos estão atacando as bases e defesas dos Houthis para proteger os ativos de transporte e restaurar a liberdade de navegação. Ele enfatizou que “nenhuma força terrorista” impediria a navegação das embarcações comerciais e navais dos EUA. Os ataques resultaram na morte de pelo menos nove civis, segundo o Ministério da Saúde do Iémen, que é controlado pelos Houthis.

Os bombardeios foram direcionados a depósitos de munições e mísseis, e fazem parte de uma nova ofensiva em larga escala dos EUA contra os Houthis, conforme informações de oficiais do governo americano. Trump também enviou um ultimato ao Irã, exigindo que o país cesse seu apoio ao grupo rebelde, alertando que os EUA “responsabilizarão totalmente” o Irã.

Esses ataques ocorrem após os Houthis anunciarem a retomada de ataques a navios israelenses, em resposta à continuidade da ajuda humanitária a Gaza por Israel. O grupo iemenita declarou que estava “retomando a proibição” da passagem de navios israelenses no Mar Vermelho, abrangendo também o Mar Arábico, o Estreito de Bab al-Mandeb e o Golfo de Áden.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela