12 de abr 2025
Arlene Clemesha analisa a relação entre marxismo e judaísmo em nova edição de seu livro
Arlene Clemesha denuncia genocídio palestino em Gaza e defende um Estado único como solução, enquanto Israel refuta as acusações.
Retrato de Arlene Clemesha, professora de história árabe da USP e autora de 'Marxismo e Judaísmo' (Foto: Jardiel Carvalho - 7.out.24/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Arlene Clemesha analisa a relação entre marxismo e judaísmo em nova edição de seu livro
Ouvir a notícia
Arlene Clemesha analisa a relação entre marxismo e judaísmo em nova edição de seu livro - Arlene Clemesha analisa a relação entre marxismo e judaísmo em nova edição de seu livro
Arlene Clemesha, historiadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), revisou sua obra "Marxismo e Judaísmo: História de uma Relação Difícil", onde critica a ofensiva militar de Israel em Gaza e o sionismo. Clemesha afirma que Israel comete genocídio contra os palestinos e propõe a criação de um único Estado como solução para a paz na região.
Em entrevista, a autora discute a evolução do antissemitismo nos séculos dezenove e vinte, ressaltando que a condenação desse preconceito não deve silenciar críticas ao Estado de Israel. Ela observa que, embora o antissemitismo persista, a crítica a Israel pode transbordar para sentimentos anti-judeus, especialmente quando o país se apresenta como representante de todos os judeus.
Israel, por sua vez, nega as acusações de genocídio e, em defesa na Corte Internacional de Justiça, descreve a situação em Gaza como uma guerra trágica, não um genocídio. O governo israelense considera as alegações distorcidas em relação ao direito internacional, enquanto a África do Sul denuncia Israel por descumprir a Convenção Internacional contra o Genocídio.
Recentemente, o Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, e outros líderes por crimes de guerra. O gabinete de Netanyahu classificou as acusações como absurdas e falsas, reiterando a posição de Israel sobre a situação em Gaza.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.