12 de abr 2025
Gustavo Petro afirma que uísque causa mais mortes que cocaína em cúpula latino-americana
"O uísque mata mais que a cocaína", afirma Gustavo Petro, gerando polêmica enquanto a Colômbia enfrenta desafios no combate ao narcotráfico.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, considera um fracasso as seis décadas de guerra antidrogas com apoio milionário dos EUA. (Foto: Eduard Reisenhauer/Pixabay)
Ouvir a notícia:
Gustavo Petro afirma que uísque causa mais mortes que cocaína em cúpula latino-americana
Ouvir a notícia
Gustavo Petro afirma que uísque causa mais mortes que cocaína em cúpula latino-americana - Gustavo Petro afirma que uísque causa mais mortes que cocaína em cúpula latino-americana
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, gerou polêmica ao afirmar que “o uísque mata mais que a cocaína” durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em Tegucigalpa. Ele criticou a guerra às drogas e questionou a eficácia das políticas antidrogas dos Estados Unidos, que, segundo ele, falharam nas últimas seis décadas.
Petro, que lidera o maior produtor mundial de cocaína, defendeu que a cocaína não é mais prejudicial que o álcool. Ele destacou que a violência dos cartéis de drogas continua a aumentar na América Latina. A ministra das Relações Exteriores, Laura Sarabia, pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) a remoção da coca da lista de substâncias perigosas.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, em 2019, o uso de álcool causou 2,6 milhões de mortes, enquanto a cocaína resultou em cerca de 26 mil mortes. O neuropsicofarmacêutico David Nutt argumenta que o álcool é mais perigoso que drogas como a heroína, um ponto que gera debate sobre o estigma em torno das drogas ilícitas.
A Colômbia pode perder a certificação dos EUA no combate ao narcotráfico, o que poderia impactar sua posição internacional. O ex-chanceler Álvaro Leyva expressou preocupação sobre os efeitos nocivos do álcool e das drogas, enquanto Petro se defendeu, afirmando que seu único vício é café.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.