01 de mai 2025
Alemanha e Europa buscam defesa aérea em Israel diante da ameaça russa crescente
A crescente demanda europeia por sistemas de defesa aérea leva a Alemanha a fechar um acordo bilionário com Israel para o Arrow 3.
Domo de Ferro israelense em uma base em Sderot, perto da fronteira com a Faixa de Gaza (Foto: Ohad Zwigenberg/AP)
Ouvir a notícia:
Alemanha e Europa buscam defesa aérea em Israel diante da ameaça russa crescente
Ouvir a notícia
Alemanha e Europa buscam defesa aérea em Israel diante da ameaça russa crescente - Alemanha e Europa buscam defesa aérea em Israel diante da ameaça russa crescente
Países europeus buscam sistemas de defesa aérea israelenses em meio à instabilidade na Rússia
A Alemanha firmou um acordo bilionário com Israel para adquirir o sistema de defesa Arrow 3, o maior da história israelense. O contrato, assinado em setembro de 2023, envolve cerca de 4 bilhões de euros e visa aumentar a segurança aérea da Alemanha, especialmente após o início da guerra na Ucrânia em 2022.
O Arrow 3, que estará operacional em 2030, é projetado para interceptar mísseis balísticos, incluindo ogivas nucleares, a uma distância de até 2.400 quilômetros. O sistema foi amplamente testado durante os conflitos que Israel enfrenta atualmente. Outros países europeus, como Finlândia, Eslováquia e Chipre, também garantiram sistemas de defesa israelenses, refletindo uma crescente demanda por segurança aérea.
Aumento da demanda por defesa aérea
A demanda por sistemas de defesa aérea na Europa aumentou desde o início da guerra na Ucrânia. A Alemanha liderou a iniciativa European Sky Shield, que visa criar um sistema integrado de defesa aérea para o continente. Até agora, 23 países fazem parte dessa aliança, incluindo Reino Unido e Holanda.
O Arrow 3 faz parte dessa estratégia, que também inclui o sistema Patriot, dos Estados Unidos, para defesa de longo alcance. Sistemas de curto e médio alcance, como SkyRanger 30 e IRIS-T, são de fabricação alemã. Especialistas afirmam que a escolha do Arrow 3 é estratégica, pois ele oferece proteção contra mísseis de longo alcance, uma preocupação crescente devido à Rússia.
O papel da indústria de defesa israelense
A indústria de defesa israelense tem se mostrado eficaz em atender à demanda interna e externa. O analista Raphael Cohen, da Rand Corporation, destaca que a guerra impulsiona a produção de armamentos, permitindo que Israel se prepare para futuras crises. O sistema Arrow 3 é considerado um dos melhores do mundo em termos de alcance e eficácia.
Entretanto, a venda de armamentos israelenses enfrenta desafios. A dependência dos Estados Unidos para o desenvolvimento de partes do Arrow 3 e do Domo de Ferro limita a autonomia de Israel. Além disso, a crescente crítica europeia sobre a atuação de Israel na guerra em Gaza pode influenciar futuras aquisições.
Com a instabilidade geopolítica em alta, analistas acreditam que Israel pode expandir suas vendas de sistemas de defesa aérea, tanto para países europeus quanto para outras nações. A capacidade de Israel de produzir armamentos eficazes em tempos de conflito reforça sua posição no mercado global de defesa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.