11 de mai 2025
Zelensky vê sinal positivo em proposta de Putin para negociações de cessar-fogo
Rússia e Ucrânia podem retomar negociações em Istambul, enquanto Zelensky vê sinal positivo em proposta de cessar fogo.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Foto: NICOLAS MAETERLINCK / BELGA / AFP)
Ouvir a notícia:
Zelensky vê sinal positivo em proposta de Putin para negociações de cessar-fogo
Ouvir a notícia
Zelensky vê sinal positivo em proposta de Putin para negociações de cessar-fogo - Zelensky vê sinal positivo em proposta de Putin para negociações de cessar-fogo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou neste domingo que vê como um sinal positivo a disposição da Rússia em considerar o fim da guerra. Ele destacou que o primeiro passo para a paz deve ser um compromisso com um cessar-fogo. Zelensky afirmou que o mundo espera por essa decisão há muito tempo.
A declaração de Zelensky ocorreu após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, propor negociações diretas em Istambul, na Turquia, para discutir um cessar-fogo. As conversas estão agendadas para o dia 15 de maio. A proposta de Putin surge após pressão de líderes europeus, que pediram um cessar-fogo incondicional por trinta dias.
Putin enfatizou a intenção de realizar negociações sérias para abordar as causas do conflito. Ele não mencionou o ultimato feito por líderes da Alemanha, França, Polônia e Reino Unido, que ameaçaram novas sanções e mais apoio militar à Ucrânia caso a Rússia não aceitasse a proposta.
As conversas diretas entre negociadores russos e ucranianos já ocorreram em Istambul no início do conflito, mas não resultaram em um acordo duradouro. Putin também afirmou que pretende contatar o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para ajudar na organização das negociações.
O presidente russo mencionou que é necessário acabar com os ultimatos e a retórica antirrussa da Europa. Suas referências às “raízes do conflito” incluem queixas sobre a necessidade de "desnazificação" da Ucrânia e a proteção de falantes de russo no leste do país.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.