20 de mai 2025
Suécia e Finlândia atualizam guias de sobrevivência em meio a tensões com a Rússia
Suécia e Finlândia atualizam guias de sobrevivência para cidadãos, abordando preparação para guerras e ataques nucleares.
Um homem segura a nova versão do livreto de preparação 'Se a crise ou a guerra vier', que será distribuído a famílias na Suécia. (Foto: Claudio Bresciani/TT News Agency via AFP)
Ouvir a notícia:
Suécia e Finlândia atualizam guias de sobrevivência em meio a tensões com a Rússia
Ouvir a notícia
Suécia e Finlândia atualizam guias de sobrevivência em meio a tensões com a Rússia - Suécia e Finlândia atualizam guias de sobrevivência em meio a tensões com a Rússia
A Suécia e a Finlândia atualizaram seus guias de preparação civil, enviando novas instruções aos cidadãos sobre como sobreviver a possíveis guerras, incluindo ataques nucleares. As atualizações foram divulgadas na segunda-feira, 18, e refletem a mudança de postura dos países após se juntarem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os guias, que seguem o modelo de países nórdicos como Dinamarca e Noruega, não mencionam diretamente a Rússia. O ex-comandante-chefe militar da Suécia, general Micael Bydén, destacou a necessidade de os suecos se prepararem mentalmente para a possibilidade de guerra. A Suécia tornou-se o 32º membro da Otan em março, quase um ano após a Finlândia.
Instruções de Preparação
O guia sueco inclui orientações sobre como reagir a ataques com armas nucleares, químicas ou biológicas. Um trecho recomenda: “proteja-se da mesma forma que em um ataque aéreo. Abrigos fornecem a melhor proteção. Depois de alguns dias, a radiação diminui drasticamente.” O ministro da Defesa Civil, Carl-Oskar Bohlin, afirmou que a situação de segurança se deteriorou desde a última atualização do guia, em 2018.
Na Finlândia, que possui uma fronteira terrestre de 1.340 quilômetros com a Rússia, o governo enfatizou que “a preparação é uma habilidade cívica na atual situação global.” As orientações incluem o armazenamento de água potável, alimentos enlatados, remédios e outros itens essenciais. A lista também recomenda manter o carro abastecido e ter comprimidos de iodo disponíveis para emergências nucleares.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.