03 de jul 2025

Israel intensifica ataques em Gaza e amplia ofensiva na Cisjordânia
Ataques israelenses em Gaza mataram pelo menos 94 palestinos hoje, incluindo um diretor de hospital, enquanto a ONU denuncia genocídio.

Faixa de Gaza após ataque de Israel em 1 de julho de 2025 (Foto: Jack GUEZ / AFP)
Ouvir a notícia:
Israel intensifica ataques em Gaza e amplia ofensiva na Cisjordânia
Ouvir a notícia
Israel intensifica ataques em Gaza e amplia ofensiva na Cisjordânia - Israel intensifica ataques em Gaza e amplia ofensiva na Cisjordânia
Ataques israelenses em Gaza resultaram na morte de pelo menos 94 palestinos desde a meia-noite de hoje, segundo o Ministério da Saúde local. O número se soma a 139 mortes registradas até o meio-dia de ontem. Entre os falecidos está o diretor do Hospital Indonésio, Marwan Sultan, que foi atingido diretamente por um míssil de um F-16, conforme relato de sua filha, Lubna al-Sultan.
As Forças Armadas de Israel lamentaram "qualquer dano a pessoas não envolvidas" e afirmaram que buscam minimizar esses impactos. No entanto, a situação gerou forte condenação internacional. Durante uma sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, a relatora especial para os territórios palestinos ocupados, Francesca Albanese, acusou Israel de ser responsável por "um dos genocídios mais cruéis da história moderna". Israel, por sua vez, não respondeu diretamente a essa acusação, reiterando seu direito à autodefesa após o ataque do Hamas em 7 de outubro.
Além disso, ontem, ministros do partido Likud, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, assinaram uma moção que pede a anexação da Cisjordânia, onde residem cerca de 3,2 milhões de palestinos e 700 mil colonos israelenses em assentamentos considerados ilegais pela ONU. A escalada de violência e as tensões políticas continuam a atrair a atenção da comunidade internacional, que observa com preocupação a deterioração da situação em Gaza.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.