08 de jul 2025
China investiga ex-prefeito de Wuhan por gestão da pandemia de Covid-19
Ex prefeito de Wuhan, Zhou Xianwang, é investigado por violações de leis em meio a campanha anticorrupção do governo chinês.

Médico em traje de proteção desinfeta colega em clínica de teste para Covid-19 em Wuhan, na China (Foto: Noel Celis / AFP)
Ouvir a notícia:
China investiga ex-prefeito de Wuhan por gestão da pandemia de Covid-19
Ouvir a notícia
China investiga ex-prefeito de Wuhan por gestão da pandemia de Covid-19 - China investiga ex-prefeito de Wuhan por gestão da pandemia de Covid-19
As autoridades chinesas anunciaram nesta terça-feira o início de uma investigação sobre Zhou Xianwang, ex-prefeito de Wuhan, por suspeitas de "graves violações de disciplinas e leis". O ex-mandatário, que ocupou o cargo entre 2018 e 2021, teve um papel crucial na gestão do primeiro surto de Covid-19 na cidade.
A investigação foi divulgada por dois organismos anticorrupção, que não forneceram detalhes sobre as condutas inadequadas atribuídas a Zhou ou o período em que as supostas infrações ocorreram. Atualmente, ele está sob revisão disciplinar e investigação de supervisão, conforme comunicado da Comissão Central de Inspeção Disciplinar e da Comissão Nacional de Supervisão.
Entre 2021 e 2023, Zhou atuou como vice-presidente de um comitê provincial vinculado ao principal organismo de assessoria política da China. A campanha anticorrupção liderada pelo presidente Xi Jinping tem como objetivo erradicar a corrupção em todos os níveis do Partido Comunista. Embora seus apoiadores afirmem que a iniciativa promove a boa governança, críticos a consideram uma ferramenta para eliminar rivais políticos.
A investigação de Zhou Xianwang se insere em um contexto mais amplo de esforços do governo chinês para combater a corrupção, que tem sido uma preocupação persistente no país. A situação de Zhou será acompanhada de perto, dado seu papel em um dos momentos mais críticos da saúde pública na China.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.