Política

Alcalde de Badalona, Xavier García Albiol, é absolvido de prevaricação por antenas ilegais

O prefeito de Badalona, Xavier García Albiol, foi absolvido de prevaricação. A acusação envolvia a instalação ilegal de antenas de telefonia em 2012. A decisão da Audiencia de Barcelona não encontrou provas de sua culpabilidade. Outros cinco ex conselheiros também foram absolvidos por falta de evidências. A possibilidade de recurso pela Fiscalía ainda está em aberto, criando incertezas.

"Xavier García Albiol, em frente à Audiência de Barcelona para assistir ao julgamento sobre as antenas de telefonia. (Foto: Gianluca Battista)"

"Xavier García Albiol, em frente à Audiência de Barcelona para assistir ao julgamento sobre as antenas de telefonia. (Foto: Gianluca Battista)"

Ouvir a notícia

Alcalde de Badalona, Xavier García Albiol, é absolvido de prevaricação por antenas ilegais - Alcalde de Badalona, Xavier García Albiol, é absolvido de prevaricação por antenas ilegais

0:000:00

A Audiencia de Barcelona absolveu o prefeito de Badalona, Xavier García Albiol, da acusação de prevaricação relacionada à instalação ilegal de duas antenas de telefonia. A Fiscalia alegava que, durante seu primeiro mandato em 2012, Albiol permitiu a operação de antenas sem licença em terrenos da polícia local. No entanto, a decisão judicial concluiu que não havia provas de que ele soubesse da ilegalidade das antenas, que foram instaladas para melhorar a cobertura em áreas carentes.

Albiol, que governa com maioria absoluta pelo Partido Popular (PP), já havia enfrentado um processo judicial anterior, sendo absolvido em 2013 por um crime de ódio. A Fiscalia pedia uma pena de dois anos e dez meses de prisão, além de dez anos de inabilitação para cargos públicos. Caso fosse condenado, Albiol teria que deixar a prefeitura. A possibilidade de recurso por parte da Fiscalia ainda está em aberto, já que a sentença não é definitiva.

Durante o julgamento, Albiol se declarou inocente e afirmou que tomou conhecimento da falta de licenças apenas pela imprensa. A decisão judicial destacou que não havia indícios de que ele tivesse conhecimento sobre a instalação irregular das antenas. A Seção Quinta da Audiencia de Barcelona também absolveu outros cinco ex-conselheiros envolvidos no caso, considerando que não havia provas suficientes para sustentar as acusações.

A situação das antenas se complicou após a mudança de governo em 2015, quando uma coalizão de esquerda assumiu a prefeitura. Embora alguns ex-conselheiros tivessem conhecimento sobre a instalação, eles tentaram regularizar a situação, mas as empresas decidiram retirar as antenas em 2018. A sentença enfatizou que seria irracional esperar que o prefeito verificasse a legalidade de todas as instalações mencionadas sem questionamentos sobre sua regularidade.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela