Política

Moraes solicita manifestação da PGR sobre muro controverso na Cracolândia em São Paulo

O STF analisa ação do PSOL contra muro na Cracolândia, considerado inconstitucional. Ministro Alexandre de Moraes requisitou manifestação da Procuradoria Geral da República. Prefeitura defende muro como medida preventiva para evitar acidentes, não segregação. Parlamentares do PSOL pedem derrubada do muro em até 24 horas, alegando violação de direitos. Muro de 40 metros visa proteger usuários e pedestres, segundo a gestão de Ricardo Nunes.

Prefeitura de São Paulo ergue muro na 'cracolândia' no centro da cidade. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Prefeitura de São Paulo ergue muro na 'cracolândia' no centro da cidade. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Ouvir a notícia

Moraes solicita manifestação da PGR sobre muro controverso na Cracolândia em São Paulo - Moraes solicita manifestação da PGR sobre muro controverso na Cracolândia em São Paulo

0:000:00

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou nesta quarta-feira, 22, que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre uma ação do PSOL que contesta o muro construído pela Prefeitura de São Paulo na Cracolândia. A deputada Luciene Cavalcante, o deputado estadual Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi pedem a demolição da estrutura em até 24 horas, alegando que se trata de um "ataque brutal e inconstitucional" aos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal.

Em resposta, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) argumentou que a derrubada do muro causaria "efeitos e danos irreversíveis". A prefeitura defende que a construção não visa o "confinamento", mas sim a prevenção de acidentes, especialmente atropelamentos. Nunes ressaltou que a área já contava com um tapume de metal que foi depredado, colocando em risco tanto os usuários da região quanto a circulação de pedestres e moradores.

O prefeito também destacou que a nova estrutura foi projetada para não dificultar o acesso de profissionais de saúde e assistência social que atendem a população local. Em uma intimação anterior, Moraes havia solicitado explicações sobre o muro em um prazo de 24 horas, no contexto de uma ação que discute as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua.

O muro, que possui 40 metros de extensão e é feito de gradis de metal, está localizado na Rua General Couto Magalhães, no bairro Santa Ifigênia. Os parlamentares do PSOL afirmam que a construção isola e exclui socialmente os moradores da Cracolândia, violando princípios de igualdade, liberdade e acesso a direitos essenciais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela