Política

Vereador revela ligação com diretor da Codevasf em mensagem sobre fraude, diz PF

A Polícia Federal investiga fraudes em licitações em Campo Formoso (BA), envolvendo Francisco e Elmar Nascimento. Diálogos interceptados revelam relação entre Francisco e Marcelo Moreira, da Codevasf. Novas evidências incluem planilha de pagamentos e transações imobiliárias ligadas a Elmar. O inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal devido ao envolvimento de Elmar. A Codevasf afirma seguir a legislação e reportar irregularidades a órgãos competentes.

O vereador eleito de Campo Formoso (BA) Francisco Nascimento (Foto: Reprodução)

O vereador eleito de Campo Formoso (BA) Francisco Nascimento (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Vereador revela ligação com diretor da Codevasf em mensagem sobre fraude, diz PF - Vereador revela ligação com diretor da Codevasf em mensagem sobre fraude, diz PF

0:000:00

A Polícia Federal (PF) interceptou um diálogo entre o vereador de Campo Formoso (BA), Francisco Nascimento, e um médico, onde Nascimento menciona que Marcelo Moreira, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é um “amigo e indicação nossa”. A conversa, que ocorreu no final de 2024, visava agendar uma reunião em Brasília para discutir fraudes em licitação na cidade, onde Francisco é vereador e seu primo, Elmar Nascimento, é deputado federal.

As investigações fazem parte da Operação Overclean, que apura possíveis desvios em contratos financiados por emendas parlamentares. A PF destaca que Moreira, indicado por Elmar, assumiu o cargo em 2019 e continuou na gestão de Lula. A Codevasf, em resposta, afirmou que Moreira recebe diversas autoridades e não há registro do encontro mencionado. Tanto Elmar quanto Francisco não se pronunciaram sobre as acusações.

Além do diálogo, a PF investiga uma transação imobiliária envolvendo Elmar e o empresário Marcos Moura, conhecido como "Rei do Lixo". O deputado teria trocado um apartamento de menor valor por um de luxo, registrado em nome da filha de Moura, que é apontado como sócio oculto da empresa. Documentos apreendidos revelaram uma planilha de pagamentos que inclui valores atribuídos a Francisco, sugerindo seu envolvimento no esquema.

O inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde está sob a relatoria do ministro Nunes Marques. A PF argumenta que a investigação tem conexão com outros casos sob a relatoria de Flávio Dino, que apura irregularidades na liberação de emendas. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma manifestação sobre a eventual prevenção de Dino em investigações relacionadas a emendas parlamentares. A Codevasf, por sua vez, defendeu que suas obras seguem a legislação e que irregularidades são comunicadas aos órgãos competentes.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela