12 de fev 2025
Ministros do STF aguardam denúncia da PGR sobre trama golpista envolvendo Bolsonaro
A Procuradoria Geral da República (PGR) analisa denúncia de golpe com 40 indiciados. Expectativa é que denúncia seja apresentada ao STF em fevereiro de 2025. Fatiamento da denúncia visa individualizar acusações, otimizando o julgamento. Ex presidente Jair Bolsonaro e general Walter Braga Netto são principais alvos. Denúncia pode revelar detalhes da delação de Mauro Cid, aumentando a pressão.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, no Senado (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/29-10-2024)
Ouvir a notícia:
Ministros do STF aguardam denúncia da PGR sobre trama golpista envolvendo Bolsonaro
Ouvir a notícia
Ministros do STF aguardam denúncia da PGR sobre trama golpista envolvendo Bolsonaro - Ministros do STF aguardam denúncia da PGR sobre trama golpista envolvendo Bolsonaro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) está avaliando a possibilidade de fatiar a denúncia no caso da trama golpista, que envolve 40 indiciados pela Polícia Federal (PF). A primeira leva deve incluir Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Netto, conforme análise de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa estratégia visa individualizar as condutas dos acusados e otimizar o julgamento, com a expectativa de que as análises ocorram ainda em 2025.
A PF, em relatório de 884 páginas, afirma que Bolsonaro "planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva" em um plano de golpe de Estado. Os atos executórios, segundo a PF, tinham como objetivo abolir o Estado democrático de direito, mas não se concretizaram por fatores externos. A PGR, sob a liderança de Paulo Gonet, pode apresentar diferentes denúncias, abrangendo todos os envolvidos, mas ainda está avaliando quem mais deve ser incluído no primeiro núcleo.
Parlamentares aliados de Bolsonaro acreditam que a PGR pode poupá-lo em algumas investigações, apesar da falta de indícios concretos. A bancada bolsonarista espera que ele seja denunciado no caso do golpe, mas torce para que não seja incluído nas investigações sobre falsificação de vacinas e joias da Arábia Saudita. A apreensão aumentou com a expectativa de que as primeiras denúncias sobre o golpe sejam apresentadas nas próximas semanas.
Os advogados de defesa dos 37 indiciados pela PF aguardam a denúncia que será enviada ao STF por Gonet. A certeza de que os principais envolvidos, como Bolsonaro e Braga Netto, serão denunciados gera uma expectativa intensa, com o Brasil se preparando para um dos julgamentos mais importantes do ano a partir de março.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.