07 de mar 2025
Julgamento de Begoña Gómez gera polêmica: juiz busca multar advogados por declarações à imprensa
O juiz Juan Carlos Peinado investiga Begoña Gómez, esposa do presidente Pedro Sánchez. Peinado tenta multar advogados por declarações à imprensa após audiência. Defesas criticam ação como violação da liberdade de informação garantida pela Constituição. O magistrado já requisitou gravações de declarações feitas em 18 de dezembro. O caso gera grande repercussão midiática e política, envolvendo o próprio presidente.
"El magistrado Juan Carlos Peinado, cerca de los Juzgados de Plaza de Castilla, en Madrid, el pasado año. (Foto: Andrea Comas)"
Ouvir a notícia:
Julgamento de Begoña Gómez gera polêmica: juiz busca multar advogados por declarações à imprensa
Ouvir a notícia
Julgamento de Begoña Gómez gera polêmica: juiz busca multar advogados por declarações à imprensa - Julgamento de Begoña Gómez gera polêmica: juiz busca multar advogados por declarações à imprensa
O juiz Juan Carlos Peinado está conduzindo uma investigação contra Begoña Gómez, esposa do presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e busca multar advogados envolvidos no caso por declarações à imprensa. Peinado solicitou à RTVE gravações das manifestações de três advogados que ocorreram em 18 de dezembro, quando Gómez prestou depoimento pela primeira vez, após ter se recusado a responder em convocações anteriores. A investigação tem gerado grande interesse da mídia e várias filtragens.
Na resolução datada de 25 de fevereiro, o juiz exigiu que a RTVE enviasse todas as gravações dos programas que contivessem declarações dos advogados Antonio Camacho, Marta Castro e Javier María Pérez-Roldán. Ele alertou que a não entrega das gravações poderia resultar em um "delito de desobediência à autoridade judicial". As defesas e acusações expressaram surpresa com a tentativa de multar os advogados, afirmando que as declarações não prejudicaram a investigação e caracterizando a ação como um ataque à liberdade de informação.
Peinado já havia solicitado anteriormente gravações de outras emissoras, como Atresmedia e Telecinco, e questionou os advogados sobre suas declarações à mídia após o depoimento de Gómez. Desde o início da investigação, o juiz demonstrou descontentamento com os comentários feitos por advogados após as audiências. Após o depoimento de Gómez, ele decidiu abrir uma "peça de imposição de multas coercitivas", que podem chegar a 10.000 euros.
Durante a coletiva de imprensa, os advogados reafirmaram a inocência de Begoña Gómez, que negou as acusações de corrupção, tráfico de influências, apropriação indevida e intrusismo profissional. Os advogados de Vox e do grupo Hazte Oír criticaram a falta de respostas às perguntas feitas durante o processo, destacando que a situação continua sem esclarecimentos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.