Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Maierovitch critica pena de 14 anos imposta a mulher que pichou estátua do STF - Maierovitch critica pena de 14 anos imposta a mulher que pichou estátua do STF

0:000:00

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), propôs uma pena de 14 anos de prisão para Débora Rodrigues Santos, mulher que pichou a estátua da Justiça durante as invasões golpistas de 8 de janeiro. O jurista e ex-magistrado Wálter Maierovitch criticou essa decisão, considerando-a absurda e exagerada. O caso está sendo analisado pelo plenário virtual da Primeira Turma do STF, e o voto de Moraes ainda precisa ser referendado pelos demais ministros.

Maierovitch destacou que a política criminal deve ser pautada pela racionalidade na aplicação dos recursos punitivos, visando a justiça social. Ele argumentou que, embora exista uma tipificação para os atos, é fundamental considerar a individualização de cada caso. O jurista questionou a equivalência entre crimes, como o golpe de Estado e a pichação, sugerindo que penas severas devem ser adequadas ao contexto.

O caso em questão está relacionado às tentativas de golpe promovidas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não aceitaram a vitória do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante os eventos de 8 de janeiro, os manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, gerando uma série de repercussões legais e sociais.

O programa UOL News, que apresenta essas informações, vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições, às 10h e 17h, e também aos sábados e domingos. O canal está disponível em diversas plataformas, incluindo YouTube e Facebook, além de operadoras de TV.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela