25 de mar 2025
STF inicia julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe em 2022
Primeira Turma do STF analisa denúncia contra Jair Bolsonaro e outros por tentativa de golpe em 2022. Julgamento começa hoje e pode durar até três sessões.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
STF inicia julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe em 2022
Ouvir a notícia
STF inicia julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe em 2022 - STF inicia julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe em 2022
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2024, o julgamento que determinará se a Corte aceitará a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete envolvidos em uma suposta tentativa de golpe no final de 2022. O objetivo da ação seria impedir a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A VEJA realizará uma live especial a partir das 9h, com comentários de colunistas e especialistas, para acompanhar o desenrolar do julgamento.
O julgamento está programado para ocorrer em até três sessões, com duas no primeiro dia, começando às 9h30 e 14h, e uma terceira na quarta-feira, às 9h30. O colegiado que participará do julgamento é composto pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do inquérito, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Os acusados incluem, além de Bolsonaro, os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem.
A denúncia se baseia em alegações de que os acusados tentaram desestabilizar o processo democrático ao questionar a legitimidade da eleição que levou Lula à presidência. O desfecho desse julgamento pode ter implicações significativas para o cenário político brasileiro, especialmente em relação à accountability de ex-presidentes e suas ações durante o período eleitoral.
A expectativa é alta em relação ao resultado, que poderá influenciar não apenas a reputação dos acusados, mas também a confiança nas instituições democráticas do Brasil. O acompanhamento da live da VEJA promete trazer análises detalhadas e insights sobre o andamento do julgamento e suas possíveis consequências.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.