Política

Casos de abuso sexual por padre em São Francisco avançam para julgamento após decisão judicial

Casos de abusos sexuais na Arquidiocese de São Francisco avançam para julgamento, após decisão judicial que reforça a busca por justiça das vítimas.

Paroquianos participam de um serviço na Catedral de St. Mary, a igreja mãe da arquidiocese de San Francisco, em 2 de abril de 2010. (Foto: AP Photo/Eric Risberg, File)

Paroquianos participam de um serviço na Catedral de St. Mary, a igreja mãe da arquidiocese de San Francisco, em 2 de abril de 2010. (Foto: AP Photo/Eric Risberg, File)

Ouvir a notícia

Casos de abuso sexual por padre em São Francisco avançam para julgamento após decisão judicial - Casos de abuso sexual por padre em São Francisco avançam para julgamento após decisão judicial

0:000:00

Um juiz federal decidiu que os casos de dois homens que alegam ter sido abusados sexualmente na infância por um padre falecido podem ir a julgamento. A decisão do juiz de falências dos Estados Unidos, Dennis Montali, foi anunciada após quase dois anos de mediações.

Os homens, que permanecem anônimos, afirmam que o padre Joseph Pritchard os abusou na década de 1970, quando ele era pastor na paróquia St. Martin of Tours, em San José. O caso estava prestes a ser julgado quando a Arquidiocese de São Francisco solicitou proteção sob o Capítulo 11 da Lei de Falências em agosto de 2023.

Montali determinou que a decisão entrará em vigor em 30 de junho, permitindo mais tempo para a mediação em andamento. O advogado Jeff Anderson, que representa mais de 125 sobreviventes, afirmou que a decisão é uma vitória para as vítimas, que esperam há muito tempo por justiça.

Pritchard, um padre popular que atuou em várias paróquias da área da Baía de São Francisco entre as décadas de 1940 e 1980, faleceu em 1988. Anderson destacou que a Arquidiocese e o arcebispo têm silenciado as vozes dos sobreviventes por tempo demais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela