Política

Homem deportado por engano dos EUA está vivo e seguro em prisão em El Salvador

Suprema Corte dos EUA determina retorno de imigrante deportado por erro administrativo; Kilmar Abrego Garcia está detido em El Salvador.

undefined - Foto: Abrego Garcia Family/Handout via Reuters (Foto: Abrego Garcia Family/Handout via Reuters)  
Kilmar e a esposa Jennifer (Foto: Reprodução/CBS News)

undefined - Foto: Abrego Garcia Family/Handout via Reuters (Foto: Abrego Garcia Family/Handout via Reuters) Kilmar e a esposa Jennifer (Foto: Reprodução/CBS News)

Ouvir a notícia

Homem deportado por engano dos EUA está vivo e seguro em prisão em El Salvador - Homem deportado por engano dos EUA está vivo e seguro em prisão em El Salvador

0:000:00

Kilmar Abrego Garcia, um imigrante salvadorenho, foi deportado dos Estados Unidos para El Salvador por um erro administrativo, apesar de ter recebido proteção contra deportação em 2019. A Suprema Corte dos EUA ordenou que o governo facilitasse seu retorno, confirmando que ele está "vivo e seguro" em um centro de confinamento para terroristas.

O Departamento de Justiça dos EUA informou que Garcia está detido no Centro de Confinamento de Terroristas em El Salvador. O oficial do Departamento de Estado, Michael Kozak, declarou que a embaixada americana em San Salvador confirmou sua segurança. A deportação de Garcia ocorreu no mês passado, junto com outros imigrantes, sob alegações de que ele seria membro da MS-13, o que sua defesa nega.

A juíza federal Paula Xinis, que concedeu a proteção a Garcia, exigiu atualizações diárias sobre os esforços do governo para trazê-lo de volta aos EUA. O governo Trump, que inicialmente contestou a ordem judicial, agora deve cumprir a decisão da Suprema Corte, que possui uma maioria conservadora de seis a três.

O presidente Donald Trump afirmou que respeitará a decisão da Suprema Corte e que está disposto a ajudar no retorno de Garcia. Ele se reunirá com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, para discutir questões relacionadas à imigração e segurança, destacando a deportação de imigrantes considerados ameaças.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela