14 de abr 2025
Supremo Tribunal Federal condena pipoqueiro e vendedor de sorvete por associação criminosa
STF condena pipoqueiro e vendedor de sorvete por associação criminosa, gerando polêmica e desinformação nas redes sociais sobre os atos de 8 de janeiro.
Pipoqueiro e sorveteiro são presos no QG do Exército no dia 8 de janeiro (Foto: Projeto Comprova)
Ouvir a notícia:
Supremo Tribunal Federal condena pipoqueiro e vendedor de sorvete por associação criminosa
Ouvir a notícia
Supremo Tribunal Federal condena pipoqueiro e vendedor de sorvete por associação criminosa - Supremo Tribunal Federal condena pipoqueiro e vendedor de sorvete por associação criminosa
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou um pipoqueiro e um vendedor de sorvete a um ano de reclusão por associação criminosa, após os dois terem sido citados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em um ato pró-anistia. Os homens, Otoniel Francisco da Cruz, de 45 anos, e Carlos Antônio Eifler, de 55, negam participação nos ataques à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Os condenados afirmaram que chegaram a um acampamento em frente ao Quartel-General do Exército após os ataques, mas a Procuradoria-Geral da República (PGR) argumentou que sua presença no local os associou ao grupo que buscava um golpe de Estado. A condenação gerou desinformação nas redes sociais, com postagens questionando se "pipoca e sorvete são armas de golpe".
A pena foi substituída por restrição de direitos, incluindo 225 horas de serviços comunitários e participação em um curso sobre democracia. Além disso, eles não podem sair de suas comarcas nem usar redes sociais até o cumprimento total da pena. A maioria dos ministros do STF seguiu o voto do relator, Alexandre de Moraes, enquanto apenas dois ministros pediram a absolvição.
As reações nas redes sociais incluem críticas ao que alguns chamam de "manicômio judicial". Bolsonaro, em seu discurso, destacou a condenação como um exemplo da suposta injustiça do STF, afirmando que é "inacreditável" que trabalhadores tenham sido considerados golpistas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.