Política

DOJ justifica prisão de ativista sem mandado e defesa aponta irregularidades na ação

Advogados de Mahmoud Khalil contestam prisão sem mandado, apresentando vídeos que contradizem alegações do governo. O caso avança em tribunais.

Ted Shaffrey/AP/File

Ted Shaffrey/AP/File

Ouvir a notícia

DOJ justifica prisão de ativista sem mandado e defesa aponta irregularidades na ação - DOJ justifica prisão de ativista sem mandado e defesa aponta irregularidades na ação

0:000:00

Mahmoud Khalil, graduado pela Universidade de Columbia e ativista pro-Palestina, foi preso sem mandado por agentes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A prisão ocorreu em março, quando os agentes alegaram que ele representava um risco de fuga.

Recentemente, os advogados de Khalil contestaram a legalidade de sua detenção, apresentando vídeos que contradizem as alegações do governo. Os documentos do Departamento de Justiça afirmam que Khalil não apresentou um cartão de residência condicional, conhecido como green card, quando abordado por um agente de Segurança Interna. O agente, então, decidiu prendê-lo, acreditando que ele poderia fugir.

Os advogados de Khalil argumentam que ele não tentou fugir ou se recusar a cooperar durante a abordagem. A defesa também destacou que não havia nenhum mandado de prisão no momento da detenção. A situação está sendo analisada em tribunais de imigração e federal, com um caso em andamento na Louisiana e outro em Nova Jersey.

O juiz Michael Farbiarz, do tribunal federal de Nova Jersey, solicitou que ambas as partes apresentassem documentos relacionados ao caso de imigração. Khalil, que tem sido um defensor ativo dos direitos palestinos, enfrenta a possibilidade de deportação, com base em um parecer do Secretário de Estado, Marco Rubio, que afirma que suas crenças podem comprometer os interesses de política externa dos EUA.

Khalil também solicitou asilo, embora os detalhes do pedido permaneçam em sigilo. O juiz Farbiarz ainda está avaliando se tem jurisdição para decidir sobre os pedidos de liberação sob fiança e outras moções apresentadas pela defesa. A situação de Khalil continua a gerar atenção e debate sobre os direitos de expressão e a legalidade das ações do governo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela