Política

Inmates do Bluebonnet Detention Center enfrentam incertezas sobre deportação para El Salvador

Detentos venezuelanos no Bluebonnet Detention Center enfrentam deportação para El Salvador, mas decisão da Suprema Corte suspende a operação.

Diover José Millán León (esquerda) e Luis Eduardo Marín (Foto: Reprodução)

Diover José Millán León (esquerda) e Luis Eduardo Marín (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Inmates do Bluebonnet Detention Center enfrentam incertezas sobre deportação para El Salvador - Inmates do Bluebonnet Detention Center enfrentam incertezas sobre deportação para El Salvador

0:000:00

No Bluebonnet Detention Center, em Dallas, Texas, um grupo de detentos venezuelanos enfrenta incertezas sobre uma possível deportação para o Centro de Confinamento de Terrorismo (CECOT) em El Salvador. A situação se agravou em 18 de abril, quando os detentos foram informados sobre a transferência iminente, mas a operação foi interrompida por uma decisão da Suprema Corte dos EUA.

Diover José Millán León, um venezuelano de 24 anos, recebeu uma ordem de deportação que o classifica como membro da gangue Tren de Aragua (TdA). Ele foi detido em 12 de abril, apesar de ter status de Proteção Temporária (TPS) e ser solicitante de asilo. León, que não fala inglês, não compreendeu totalmente as acusações contra ele e se recusou a assinar o documento.

A deportação estava programada para ocorrer em um ônibus escoltado por várias viaturas, mas, após a decisão judicial, os detentos foram levados de volta ao centro de detenção. A Suprema Corte determinou que a deportação deveria ser suspensa até nova ordem, em meio a um contexto de disputas legais entre o Executivo e o Judiciário dos EUA.

As condições no Bluebonnet são precárias, com os detentos relatando falta de alimentos adequados e espaço para dormir. As famílias dos detidos expressam preocupação e indignação, afirmando que seus filhos são trabalhadores e não criminosos. A situação reflete as tensões em torno das políticas de imigração dos EUA, especialmente em relação aos venezuelanos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela