28 de abr 2025
Supremo Tribunal Federal absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de extorsão
Supremo Tribunal Federal anula condenação de Ricardo Antunes, destacando falhas na acusação de extorsão contra Antonio Lavareda.
Jornalista Ricardo Antunes foi absolvido de acusação de extorsão contra cientista político (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Supremo Tribunal Federal absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de extorsão
Ouvir a notícia
Supremo Tribunal Federal absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de extorsão - Supremo Tribunal Federal absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de extorsão
O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu por unanimidade o jornalista Ricardo Antunes da acusação de extorsão contra o cientista político Antonio Lavareda. A decisão foi tomada na última quinta-feira, 24, durante um julgamento no plenário virtual. Antunes havia sido condenado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco e chegou a ficar preso por quatro meses em 2012.
A acusação afirmava que Antunes exigiu R$ 2 milhões de Lavareda para não publicar matérias prejudiciais em um blog. O relator do caso, ministro Edson Fachin, destacou que a denúncia apresentava inconsistências e imprecisões na caracterização do crime de extorsão. Fachin apontou que a sentença anterior era genérica e não apresentava os elementos essenciais do tipo penal, como a grave ameaça e a exigência coercitiva da vantagem econômica.
Os ministros Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Gilmar Mendes acompanharam o voto do relator. Fachin observou que a acusação não definiu claramente a grave ameaça e se a vantagem foi exigida de forma coercitiva ou apenas negociada. Na época, a empresa de Lavareda, MCI, informou que o cientista político foi orientado a negociar pagamentos em parcelas de R$ 50 mil. O flagrante ocorreu em outubro de 2012, no dia em que o primeiro pagamento seria realizado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.