02 de mai 2025
María Luisa Reina enfrenta processo por infração urbanística enquanto é delegada de Urbanismo
Conflito de interesses em Utrera: delegada de Urbanismo enfrenta processo por infração em obras de sua propriedade. PSOE pede sua saída.
Vista panorâmica de Utrera, Sevilla. (Foto: EP)
Ouvir a notícia:
María Luisa Reina enfrenta processo por infração urbanística enquanto é delegada de Urbanismo
Ouvir a notícia
María Luisa Reina enfrenta processo por infração urbanística enquanto é delegada de Urbanismo - María Luisa Reina enfrenta processo por infração urbanística enquanto é delegada de Urbanismo
María Luisa Reina, delegada de Urbanismo de Utrera, e seu marido enfrentam um processo sancionador por suposta infração urbanística relacionada a obras em sua propriedade. O procedimento foi iniciado em março de 2021, antes de Reina assumir o cargo.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) local solicitou o cese imediato de Reina, alegando conflito de interesses. No entanto, o município defende que ela não estava envolvida no expediente e que as obras não violaram a legislação urbanística.
As obras, que consistiram em uma reforma integral, foram realizadas em uma propriedade do casal. Um relatório da Inspeção, datado de abril de 2021, constatou irregularidades, levando à abertura do processo em setembro de 2024. O marido de Reina é o responsável pelo projeto, que pode resultar em uma multa entre R$ 3 mil e R$ 29,9 mil.
O ex-prefeito e porta-voz do PSOE, José María Villalobos, considera a situação "absolutamente insustentável". Ele argumenta que, como responsável pela legalidade urbanística, Reina não pode estar sob um processo sancionador de sua própria delegação, o que comprometeria a imparcialidade do procedimento.
Fontes do município afirmam que Reina não estava no cargo quando a investigação começou e que a reforma não infringe o Plano Geral de Ordenação Urbana (PGOU) de Utrera. Além disso, destacam que a casa reformada não é a residência de Reina, mas uma herança. A defesa alega que as obras foram pequenas e não uma reforma integral, como alegado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.