07 de mai 2025
Empresário é apontado como peça-chave em esquema de fraudes em licitações e emendas
Gabriel Sobral, investigado por fraudes em licitações, fez visitas ao Ministério da Agricultura, enquanto divergências com ex secretário surgem.
Ministério da Agricultura (Foto: Marcelo Camargo - Câmara)
Ouvir a notícia:
Empresário é apontado como peça-chave em esquema de fraudes em licitações e emendas
Ouvir a notícia
Empresário é apontado como peça-chave em esquema de fraudes em licitações e emendas - Empresário é apontado como peça-chave em esquema de fraudes em licitações e emendas
Gabriel Mascarenhas Figueiredo Sobral é investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento em um esquema de fraudes em licitações e desvio de emendas parlamentares. Ele é considerado peça-chave na Operação Overclean, que também apura a atuação do empresário José Marcos Moura, conhecido como Rei do Lixo.
Entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024, Sobral fez ao menos três visitas ao Ministério da Agricultura. Os registros mostram que ele se dirigiu ao gabinete do então secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, que deixou o cargo em outubro de 2023. As versões de Sobral e Perosa sobre essas visitas divergem. Sobral afirma que as reuniões eram de "cortesia", enquanto Perosa nega conhecê-lo.
De acordo com a investigação, Sobral atuava como lobista, facilitando contatos com agentes públicos para a liberação de emendas e a assinatura de convênios. Um relatório da PF destaca que sua atuação se estendia também ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O documento afirma que Sobral favorecia empresas ligadas ao grupo criminoso e operava na liberação indevida de emendas.
José Marcos Moura, por sua vez, também circulou por gabinetes em Brasília. Registros indicam que ele fez 27 visitas à Câmara dos Deputados entre junho de 2022 e julho de 2023, com a maioria das reuniões ocorrendo na liderança do União Brasil. Moura foi preso em dezembro de 2023 durante a Operação Overclean, mas liberado uma semana depois. O líder do União Brasil, Elmar Nascimento, confirmou encontros com Moura, mas não soube informar com quem ele se reuniu.
A Operação Overclean investiga o desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O esquema é suspeito de envolver pagamento de propina para garantir contratos em diversas regiões do Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.