07 de mai 2025
Allan Turnowski, ex-secretário da Polícia Civil do RJ, se entrega após prisão decretada
Allan Turnowski, ex secretário da Polícia Civil do RJ, se entrega após reativação de prisão preventiva por corrupção e jogo do bicho.
O delegado Allan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil do Rio (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Allan Turnowski, ex-secretário da Polícia Civil do RJ, se entrega após prisão decretada
Ouvir a notícia
Allan Turnowski, ex-secretário da Polícia Civil do RJ, se entrega após prisão decretada - Allan Turnowski, ex-secretário da Polícia Civil do RJ, se entrega após prisão decretada
O ex-secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, se entregou à polícia na noite de terça-feira, seis de maio, após a reativação de sua prisão preventiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de envolvimento com o jogo do bicho e de receber propina para colaborar com contraventores. Turnowski nega as acusações.
Turnowski foi preso pela primeira vez em setembro de 2022, durante uma operação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) que investigou sua ligação com uma organização criminosa. Ele foi solto menos de um mês depois, mas o STF reavaliou sua situação e decidiu restabelecer a prisão preventiva na última quinta-feira, primeiro de maio. A decisão foi tomada pela Segunda Turma do STF, onde a maioria dos ministros votou pela prisão.
O ex-secretário se entregou na Corregedoria Interna da Polícia Civil, onde passou a noite. Sua defesa anunciou que irá recorrer da decisão, alegando que o processo estava paralisado e que todas as medidas alternativas foram cumpridas. Turnowski já havia sido chefe da Polícia Civil entre dois mil e dez e dois mil e onze, durante o governo de Sérgio Cabral.
As investigações revelaram que Turnowski atuava como agente duplo, favorecendo contraventores como Rogério de Andrade e Fernando Iggnácio, assassinado em novembro de 2020. Mensagens de celulares apreendidos com o delegado Maurício Demétrio, já condenado por obstrução de Justiça, indicam a participação de Turnowski em um esquema de corrupção na segurança pública do Rio.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.