08 de mai 2025
Estudante palestino liberto lança iniciativa de defesa de imigrantes em Vermont
Mohsen Mahdawi, libertado após 16 dias de prisão, lança fundo para apoiar imigrantes em risco de deportação em Vermont.
Mohsen Mahdawi fala do lado de fora do tribunal após um juiz liberar o ativista estudantil palestino na quarta-feira, 30 de abril de 2025, em Burlington, Vermont. (Foto: AP Photo/Amanda Swinhart)
Ouvir a notícia:
Estudante palestino liberto lança iniciativa de defesa de imigrantes em Vermont
Ouvir a notícia
Estudante palestino liberto lança iniciativa de defesa de imigrantes em Vermont - Estudante palestino liberto lança iniciativa de defesa de imigrantes em Vermont
MONTPELIER, Vt. — O estudante palestino Mohsen Mahdawi, que foi preso durante uma entrevista para finalizar sua cidadania nos Estados Unidos, está lançando o Vermont Immigration Legal Defense Fund. A iniciativa visa apoiar imigrantes que enfrentam deportação. Mahdawi foi libertado por um juiz que questionou a legalidade de sua detenção.
Mahdawi, de 34 anos, ficou 16 dias em uma prisão estadual antes de ser solto em 30 de abril. O juiz reconheceu que ele levantou uma "alegação substancial" de que sua prisão visava silenciar sua liberdade de expressão. A detenção ocorreu em meio a protestos contra a guerra em Gaza, onde mais de 52 mil palestinos foram mortos.
O governo da administração Trump argumentou que Mahdawi deveria ser deportado devido ao seu ativismo, que, segundo eles, ameaça os objetivos de política externa. Desde o início da administração, autoridades de imigração têm detido estudantes universitários envolvidos em protestos sobre o conflito Israel-Hamas.
Apoio Político
Mahdawi se juntará a figuras políticas, como o tesoureiro do estado, Mike Pieciak, e a líder da maioria no Senado, Kesha Ram Hinsdale, para anunciar o fundo. O objetivo é melhorar o acesso a aconselhamento jurídico para imigrantes e construir uma infraestrutura de longo prazo no sistema de justiça relacionada à imigração.
A detenção de Mahdawi gerou apoio significativo entre políticos de Vermont. A Câmara e o Senado do estado aprovaram resoluções condenando sua prisão e defendendo seus direitos ao devido processo. O governador republicano Phil Scott criticou a forma como a prisão foi conduzida, afirmando que "não há justificativa" para a abordagem utilizada.
Mahdawi, que se mudou para os Estados Unidos em 2014 após nascer em um campo de refugiados na Cisjordânia, organizou protestos na Universidade de Columbia e co-fundou a União de Estudantes Palestinos. Sua libertação, que ainda é contestada pelo governo, permite que ele viaje para sua formatura em Nova York, programada para este mês.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.