10 de mai 2025
Ministros do STF votam por condenação de Carla Zambelli a dez anos de prisão
Quatro ministros do STF votam pela condenação de Carla Zambelli a dez anos de prisão; Luiz Fux é a última esperança da defesa.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Ouvir a notícia:
Ministros do STF votam por condenação de Carla Zambelli a dez anos de prisão
Ouvir a notícia
Ministros do STF votam por condenação de Carla Zambelli a dez anos de prisão - Ministros do STF votam por condenação de Carla Zambelli a dez anos de prisão
Quatro dos cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão e à perda do mandato. O julgamento, que envolve a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça, ainda aguarda o voto do ministro Luiz Fux.
Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia já se manifestaram a favor da condenação. O término do julgamento está previsto para a próxima sexta-feira, 16. A defesa de Zambelli solicitou mais tempo para analisar o caso, na esperança de que um dos ministros peça vistas e reconsidere a decisão.
A defesa argumenta que o voto do relator é "arbitrário" e critica a condução do julgamento em plenário virtual, alegando que a deputada foi julgada sem provas irrefutáveis. Os advogados de Zambelli, Daniel Leon Bialski, Bruno Garcia Borragine e André Mendonça Bialski, expressaram sua confiança na Justiça e na possibilidade de um novo exame dos argumentos apresentados.
Além de Zambelli, a Primeira Turma também votou pela condenação do hacker Walter Delgatti, que deve cumprir oito anos e três meses de prisão. Em seu voto, Moraes destacou a gravidade da atuação de Zambelli e Delgatti, afirmando que suas ações causaram danos significativos à credibilidade das instituições.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.