12 de mai 2025
Ministério Público investiga vereadora Zoe Martinez por ofensas a professores em vídeo
Ministério Público de SP investiga Zoe Martinez por chamar professores de "vagabundos"; deputada e deputado do PSOL pedem apuração.
Vereadora Zoe Martinez (PL) durante sessão da Câmara de São Paulo (Foto: Rafaela Araújo/Rafaela Araújo/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Ministério Público investiga vereadora Zoe Martinez por ofensas a professores em vídeo
Ouvir a notícia
Ministério Público investiga vereadora Zoe Martinez por ofensas a professores em vídeo - Ministério Público investiga vereadora Zoe Martinez por ofensas a professores em vídeo
A promotora de Justiça Daniela Hashimoto pediu a abertura de um inquérito contra a vereadora de São Paulo, Zoe Martinez (PL), por injúria. A solicitação ocorreu após a vereadora chamar professores municipais de "vagabundos" em um vídeo durante uma manifestação em frente à Câmara Municipal.
No documento, a promotora argumenta que as declarações de Zoe merecem "melhor apuração" por se enquadrarem, ao menos em tese, no crime de injúria. A representação foi apresentada pela deputada federal Luciene Cavalcante e pelo deputado estadual Carlos Giannazi, ambos do PSOL. Eles afirmam que as ofensas desmerecem o trabalho dos profissionais da educação e desrespeitam o direito de greve.
Zoe Martinez gravou o vídeo em seu gabinete, onde criticou os manifestantes. "Gente, que dor de cabeça do inferno. Vão trabalhar, seus vagabundos," disse a vereadora, referindo-se ao barulho causado pela manifestação. Em nota, ela defendeu suas declarações, afirmando que não houve desqualificação direta a professores ou servidores públicos.
A manifestação dos professores ocorreu em um dia de trabalho, e os parlamentares do PSOL destacaram que as palavras de Zoe não apenas ofendem os educadores, mas também atacam um direito constitucional. A vereadora, por sua vez, alegou que suas palavras se referiam à confusão provocada pelo grupo e não à pauta da manifestação, que estava desorganizada.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.